segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Mariposa-Bruxa (Ascalapha odorata)

 



Mariposa-Bruxa

Ascalapha odorata

Ascalapha odorata (Linnaeus, 1758) é a única espécie de mariposa pertencente ao gênero Ascalapha, da família Arctiidae, popularmente conhecida no Brasil como Bruxa Negra em virtude das cores sombrias de suas asas.
Pode em sua fase larval ser considerada uma praga, alimentando-se de plantas como ingá e leguminosas.

Descrição:

Raramente tem cores mais vivas, com tonalidades que variam do marrom ao preto. Entretanto, a depender do ângulo da iluminação, se percebem iridescências de cores púrpura, rosa e verde em suas asas, cujas dimensões podem alcançar os 15 cm.

Possui tamanhos distintos entre os indivíduos de sexos diferentes: maior a fêmea que o macho e este, embora de menor tamanho, é mais colorido e possui uma antena maior com finalidade ornamental.

Habitat:

Fruta (especialmente banana); planta leguminosa; cultura; figueira-de-bengala; acácia; cafeeiro; arbusto-vela.

Fonte de alimento para larvas:
Folhas de uma variedade de plantas, espécies de polygonum, grãos residuais, leguminosas, algodão.

Ciclo de vida da bruxa negra:
Ovo Durante esse estágio inicial, o ovo da bruxa negra é pequeno e geralmente é posto em grupos. A cor e a textura variam, mas normalmente são projetadas para se misturar ao ambiente, oferecendo camuflagem contra predadores.
Larva Como larva, a Bruxa Negra passa por um rápido crescimento. Este estágio é caracterizado por várias mudas onde a larva aumenta de tamanho. O corpo é alongado e semelhante a um verme, geralmente com um padrão de cor distinto que pode mudar a cada ínstar.
Pupa No estágio de pupa, a bruxa negra passa por transformação dentro de um casulo protetor. Ela é imóvel, com grande reestruturação interna ocorrendo. Externamente, a pupa pode exibir mudanças sutis de cor, significando progresso de desenvolvimento interno.
Adulto Emergindo da pupa, o desenvolvimento da Bruxa negra adulta é marcado pela presença de asas e órgãos reprodutivos funcionais. O corpo é totalmente formado e endurecido, e o adulto é móvel, focando na reprodução.

Predadores de larvas de bruxa negra:
Roedores, pássaros, predadores invertebrados, vespas parasitas.

Predadores da Bruxa Negra Adulta:
Morcegos, pássaros, aranhas, louva-a-deus.

Distribuição:
Encontra-se distribuída em todas as zonas tropicais do mundo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário