sábado, 16 de março de 2019

Periquito-da-caatinga


Fonte: Sítio Sossego
Foto: Fortunato Cintra


O periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum) é uma ave da ordem dos Psittaciformesfamília dos Psittacidae.
Também é muito conhecido no Nordeste pelos nomes de periquitinha, jandaia, gangarra, griguilim, guinguirra e grengueu.

Nome Científico:

Seu nome científico significa: do (grego) eu = bom; e do (latim) psitta = periquito, papagaio; e do (latim) cactorum = cactos, planta espinhosa das regiões áridas. ⇒ Periquito bom que gosta de cactus.

Características:

Mede 25 centímetros de comprimento e pesacerca de 120 gramas. Tem a cabeça e corpo verde-acastanhada, dorso verde-oliva, asas verdes com as pontas azuis, peito alaranjado, bico marrom e barriga amarela.

Alimentação:

Alimenta-se de frutas, brotos e sementes. Gosta de frutas, bagos e principalmente de umbu (fruto do umbuzeiro, uma árvore típica do sertão nordestino), e também da fruta de oiticica e carnaúba, uma palmeira típica do sertão, e também a fruta do trapiá (Crateva tapia).

Reprodução:

ninho é construído em cupinzeiros arborícolas ativos. A ave escava um túnel de acesso na base do cupinzeiro, de baixo para cima, tendo diâmetro compatível com o seu tamanho; essa entrada é bem discreta e muito difícil de se perceber, contribuindo para a segurança do ninho. Já no interior do cupinzeiro escava a câmara de postura, que é bem espaçosa, tendo, em média, 25 cm de diâmetro. Esta cavidade é forrada com madeira triturada, raspada das paredes, o que facilita a secagem do fundo, que pode ficar molhado e úmido por suas fezes, que são um pouco líquidas. Bota 9 ovos, que incuba por 25 a 26 dias. Os cupins permanecem no cupinzeiro, embora fechem todos os acessos ao interior da câmera e ao túnel, não importunando assim as aves adultas e seus filhotes.

Hábitos:

Costuma voar em bandos entre 6 a 8 indivíduos, sempre vocalizando um som “krik-krik-krik-krik”, e tem vários hábitos de um papagaio, como o de levantar suas penas e ficar balançando a cabeça para cima e para baixo quando com raiva. Vem ao solo em busca de sementes e para beber água.

Distribuição Geográfica:

Mais encontrado no cerrado e nas caatingas do Nordeste brasileiro.
Apesar do grande desmatamento e da caça em Baixa Grande Bahia ainda encontramos bastante dessa espécie.
PRESERVE A NATUREZA!














Nenhum comentário:

Postar um comentário