quarta-feira, 17 de maio de 2017

Licuri

LICURI



Fonte: Bioma baixagrandense
Foto: Sítio Sossego
Localidade: Consolo

licuri (Syagrus coronataé um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira alta, Pode alcançar até 11 metros de altura suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias e seu óleo tem uso medicinal.

Conhecido como a palmeira sertaneja, o licuri também é chamado por alicuri, aricuí, adicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri, e uricuriba.

A palmeira do licuri é uma dádiva - tudo se aproveita dela, das folhas ao fruto, que é abundante. “As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal".

Variedade de receitas e produtos que se faz na Bahia: de licuri - cocada, granola, licor, farofa, sorvete, pãozinho. Um alimento típico regional que a população preza por seu valor nutricional e sabor.
Os cachos de licuri tem em média 1.350 frutos, os quais medem aproximadamentedois centímetros. Enquanto verdes, os frutos possuem, no seu interior, uma textura aquosa, que vai endurecendo no processo de amadurecimento, dando origem a amêndoa. A coloração varia do amarelo-claro ao laranja.


Do licuri tudo se aproveita: as folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. Amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação de animais.
É importante ainda observar que o licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear, sendo considerado indispensável para a sobrevivência desta espécie endêmica da caatinga brasileira e ameaçada de extinção.
Em Baixa Grande são usados muito para alimentação de animais, com isso o licurizeiro vem diminuindo bastante na região!







Nenhum comentário:

Postar um comentário