Cajá
Fonte: Bioma baixagrandense
Foto: Sítio Sossego
Localidade: Consolo
O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba.
Nutrientes:
Ela contem altos níveis de Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro e é rica em vitaminas B e C, mas o que é mais impressionante é o conteúdo de carotenoides.
Colheita:
Sua colheita varia por estado, ocorrendo entre os meses de maio e junho na Paraíba e de fevereiro a maio na Bahia, por exemplo. A coleta é manual, sendo o fruto apanhado do chão ou do próprio pé. Uma única árvore de cajá pode produzir até mil kg do frutas.
Comercialização:
A comercialização na região de Baixa Grande Bahia é feita em feiras livres, às margens de rodovias próximas às unidades de produção e nas pequenas indústrias de processamento de polpas.
Consumo:
O Cajá é muito saborosa e ainda há grandioso benefícios para a saúde do nosso corpo. Ela é rica em cálcio, que por sua vez, é benéfica para os ossos e os dentes. Além disso, ela também contém beta-caroteno, que é um micronutriente que evita o envelhecimento e pode desempenhar um papel significativo na redução dos efeitos de certas doenças, como a doença cardíaca, a diminuição da função imune, cataratas, e algumas formas de câncer. O Cajá também tem propriedades que ajudam e fortalecem o coração.
Para receber todos os benefícios desta super fruta, você só precisa beber 2 copos de suco por dia. Esta mistura é usado como um suplemento dietético para melhorar sua dieta e pode ser comprado diretamente na feira, ou em seu quintal.
O cajá também é rico em antioxidantes com seus altos níveis podem ajudar e apoiar a saúde do coração e do sistema imunológico e ajudar a retardar o envelhecimento prematuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário