Pica-pau-de-sobre-vermelha
Fonte: Bioma baixagrandense
Sítio Sossego
Localidade: Consolo
Nome Científico:
Seu nome científico significa: de venilia = pica-pau → referente ao gênero Venilia (Bonaparte, 1850); e -ornis = pássaro; e de kirkii = homenagem ao naturalista, administrador, médico e explorador escocês que participou da segunda expedição ao Zambezi junto com Linvingstone, Dr. Sir John Kirk-(1832-1922) . ⇒ Ave pica-pau de Kirk.
Características:
Mede 16 centímetros de comprimento e pesa entre 30 e 42 gramas. Partes superiores marrom-esverdeadas, com coberteiras superiores das asas tingidas de vermelho; uropígio e coberteiras superiores da cauda vermelhos. Macho com coroa vermelha e nuca amarelada e a fêmea com coroa marrom escuro e nuca laranja-amarronzado. Partes inferiores brancas barradas de marrom escuro. Cauda preto-amarronzada; bico preto.
Alimentação:
Alimenta-se de insetos e suas larvas.
Reprodução:
Faz seu ninho escavando buracos em troncos e galhos mortos de árvores e palmeiras, onde põe seus ovos brilhantes e brancos.
Hábitos:
Vive em áreas florestadas ou mais abertas adjacentes.
Distribuição Geográfica:
Encontrado na Venezuela, Colômbia, Trinidad e Tobago, Equador, noroeste do Peru, além do Panamá e Costa Rica. A subespécie ssp. montícula, endêmica dos tepuis venezuelanos, foi assinalada no Brasil no Cerro Uei-Tepui, Roraima ( fronteira com a Venezuela ).
Em Baixa Grande tem vistos alguns casais, isso demonstra que a região se adapta a varias especie da natureza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário