Arapaçu-de-bico-torto
Fonte: Bioma baixagrandense
O arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius) é uma espécie de ave da subfamília Dendrocolaptinae.
Também conhecido por arapaçu-alfange, gurizão.
Nome Científico:
Seu nome significa: do (grego) kampulos = curvo; e rhamphos = bico; e do (latim) falcula, falx, falcis = diminutivo de foice, pequena foice, foice. ⇒ (Ave) de bico curvo (como uma) pequena foice.
Características:
24cm. Bico longo (6cm), fino e recurvado, lateralmente comprimido e de cor negra; o pescoço longo. Voz: um estridente “spiä” ( advertência); sequência de três assovios roucos porém melodiosos e descendentes, seguida por um assovio ascendente “tschríä-tschriä-tschríä-tschri-í”, às vezes em estrofes mais prolongadas (canto).
Alimentação:
Geralmente insetívoros, mas há registro de pequenos anfíbios em sua dieta.
Reprodução:
Nidificam em ocos de árvores não sendo capazes de, por si próprios, escavarem tais abrigos. Põe geralmente dois ovos branco-puro com pouco brilho, preparando um colchão de pedaços de casca ou de folhas secas. O casal de reveza ( ou não ) na incubação e criação dos filhotes.
Hábitos:
Ao se alimentar, o arapaçu-de-bico-torto enfia o bico longuíssimo até a testa, em ocos e fendas de galhos, nas“janelinhas” retangulares que os roedores abrem em bambus e entre bromélias e outras plantas. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude.
Com o grande desmatamento em Baixa Grande encontra pouco dessa espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário